ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Responsabilidade Socioambiental

Ética, responsabilidade e sustentabilidade.

Para o Grupo Toctao a, a ética e a responsabilidade no relacionamento com o meio ambiente e o ser humano são obrigações de qualquer empresa que se preocupe com a qualidade de vida atual e das próximas gerações.

A Empresa pauta sua atuação no cuidado com questões que envolvam esse tema, seja através do desenvolvimento de projetos sustentáveis ou da realização de ações de sensibilização junto às partes interessadas.

Por meio de seu sistema de gestão ambiental, baseado na norma ABNT NBR ISO 14001:2015, sempre busca opções para reduzir e eliminar padrões de produção degradantes, e assegurar que o uso de recursos se torne sustentável.

Entende-se que as questões ambientais em nível local, regional e global estão inter-relacionadas. Enfrentá-las exige uma abordagem abrangente, sistemática e coletiva. Assim, a execução de suas atividades envolve uma avaliação criteriosa com relação aos impactos ambientais e às formas de minimizá-los – antes de seu início, durante sua construção e também depois de finalizados.

 

A sustentabilidade – um dos princípios básicos do Grupo Toctao – é um conceito intimamente ligado ao meio ambiente: tanto na atuação empresarial quanto nas questões ambientais. Nesse sentido, é imperativo que as consequências no longo prazo sejam consideradas.

A gente se importa

com o seu futuro.

Em cumprimento às normas do Sistema de Gestão Ambiental ABNT NBR ISO 14001, a Toctao Engenharia torna pública a comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Resultados do Desempenho Ambiental.

 

Confira o arquivo do relatório (PDF) clicando no botão abaixo:

O Grupo Toctao reconhece a gestão do ambiente como uma responsabilidade da empresa e como fator dominante do desenvolvimento sustentável, para a sobrevivência desta e das gerações futuras. Nos comprometemos a adotar as posturas ambientais contidas neste Código de Conduta Ambiental, que procura um objetivo comum, e não o conflito entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico, principalmente através da redução de qualquer tipo de impacto ambiental no planejamento de novos projetos e de construções. Nesse sentido, em suas atuações, a Toctao Engenharia:

 

• Busca o comprometimento de todos os seus colaboradores e prestadores de serviço na adoção deste Código;

 

• Incorpora os princípios ambientais às práticas administrativas e aos programas de treinamento de pessoal, conscientizando-os para exercer suas atividades de modo ambientalmente responsável;

 

• Monitora periodicamente sua gestão ambiental e informa aos participantes sobre os resultados alcançados em reuniões periódicas;

 

• Verifica periodicamente todos os equipamentos, dependências e instalações, a procura desperdícios de energia e água;

 

• Combate a geração de resíduos e desperdício de materiais;

 

• Controla, diminui ou elimina o uso de produtos adversos ao meio ambiente como asbestos, CFCs, e outros materiais tóxicos;

 

• Respeita os locais, sua população, história, tradição, religião e cultura.

 

• Envolve os fornecedores na sua gestão ambiental, deixando claro que o sucesso desta iniciativa depende, fundamentalmente, da participação de todos.

Acreditamos que uma gestão adequada dos recursos energéticos é fundamental para se estabelecer um relacionamento sustentável entre homem e natureza. Nesse sentido, o Grupo Toctao:

 

• Conscientiza todos os seus públicos sobre a necessidade de economizar energia;

 

• Sempre que possível, utiliza fontes alternativas de energia, incorporando-as ao planejamento das novas construções e instalações;

 

• Reduz a iluminação supérflua com a instalação de controles automáticos como: temporizadores ou sensores de presença nas áreas de pouco tráfego, pequenos espaços e em áreas operacionais, e células fotoelétricas nas áreas externas;

 

• Substitui as lâmpadas convencionais por lâmpadas de baixo consumo, priorizando as áreas que permanecem iluminadas por períodos mais longos e constantes.

 

• Utiliza, sempre que possível, produtos das regiões nas quais desenvolve suas obras, eliminando assim o consumo de energia para o transporte dos mesmos.

Buscando lidar adequadamente com resíduos sólidos, o Grupo Toctao:

 

• Adota, em todos os procedimentos administrativos e operacionais, o princípio dos “3 Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar;

 

• Identifica atividades e locais que gerem resíduos sólidos;

 

• Evita, sempre que possível, o uso de produtos descartáveis;

 

• Define procedimentos para eliminar o desperdício de materiais;

 

• Adota a coleta seletiva dos resíduos;

 

• Identifica sistematicamente os seguintes aspectos ligados aos resíduos: (i) quais materiais são recicláveis, (ii) como devem ser coletados, separados ou misturados; (iii) as quantidades mínimas que interessam as empresas de reciclagem e outros.

 

• Determina o pessoal, o local, os recipientes e os equipamentos necessários a coleta, o armazenamento temporário, o encaminhamento e o descarte dos resíduos.

 

• Envolve os fornecedores buscando adoção da Logística Reversa dos resíduos e embalagens;

 

• Garante uma destinação final adequada para óleos e graxas recolhidos dos equipamentos;

 

• Promove destino adequado aos resíduos perigosos como lâmpadas fluorescentes, resíduos de serviço de saúde e outros produtos perigosos.

Consciente da importância e fragilidade dos recursos hídricos, o Grupo Toctao:

• Evita radicalmente todo o desperdício de água;

• Monitora o consumo de água nas construções e nas instalações da empresa;

• Verifica as melhores opções para economizar água, estimando o custo e a economia potencial;

• Implementa formas de reutilização das águas servidas nas obras;

• Coleta e utiliza a água da chuva, sempre que possível;

• Verifica a existência de vazamentos com frequência;

• Elimina qualquer vazamento de esgoto não tratado ou produtos químicos prejudiciais à saúde, próximo aos cursos de água;

• Usa, sempre que possível, produtos de menor impacto ambiental e evita o uso de agentes químicos desnecessários.

O Grupo Toctao reconhece que as atividades de construção podem causar possíveis incômodos à vizinhança, assim é essencial ouvir e informar a comunidade do entorno, mantendo canais claros de comunicação. Para tanto desenvolveu o projeto vizinho amigo. São apresentados aos vizinhos dos empreendimentos os principais impactos decorrentes das obras, as medidas mitigadoras tomadas pela empresa, os horários de funcionamento das obras, a política da empresa bem como são informados os canais de comunicação da comunidade com os responsáveis.

O Grupo Toctao abre seus canteiros de obras à visitação, para que universitários de Engenharia Civil, Arquitetura, Meio Ambiente e áreas afins possam conhecer, na prática, mais sobre sua área de atuação e o mercado, além de ter a oportunidade de desenvolver trabalhos acadêmicos.

O Grupo Toctao implantou de forma sistemática a Gestão da Responsabilidade Ambiental em 2010, com o início das obras do empreendimento Ambient Park Residencial, cujo projeto foi inspirado em outro empreendimento da empresa, o Residencial Lagoinha, ganhador do Prêmio ECO 2007, da Amcham, sendo o primeiro edifício residencial de Goiás com captação e reaproveitamento das águas das chuvas. As principais linhas de atuação da Gestão da Responsabilidade Ambiental na Toctao são: Implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ISO 14001; Redução do impacto ambiental dos colaboradores, relacionamento com a comunidade e investimento em inovação.

 

O Canteiro Ecológico, uma das ações da Gestão da Responsabilidade Ambiental da Toctao, foi desenvolvido com o objetivo de otimizar o uso de recursos naturais, reduzir o desperdício de materiais e melhorar a organização e limpeza dos canteiros de obras. Hoje está implantado em todas as obras da empresa. Em março de 2013 foi selecionado para o Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção.

Preocupada em encontrar novas soluções para problemas cotidianos de forma inovadora investimos em programas de incentivo à Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento. Foram desenvolvidos dois projetos com parceria do SENAI, IEL e CNPq.

 

– Edital de Inovação SESI SENAI 2013: Desenvolvimento de um equipamento para tratar os efluentes da produção na construção civil e reaproveita-los no canteiro de obras; 

 

– Edital Inova Talentos CNPq IEL: Desenvolvimento do conjunto de indicadores para medir o estágio da sustentabilidade da empresa com relação ao custo, prazo, meio ambiente, saúde e segurança e qualidade.

Incentivar o consumo consciente e adotar novos hábitos são os objetivos do Programa Conta-Gotas. O programa leva educação ambiental para os colaboradores da empresa, do canteiro de obras ao escritório, e dá dicas simples de como ter uma postura mais consciente em relação ao consumo e como economizar água em suas residências.